WhatsApp
Espaçador
Espaçador
Vantagens da madeira tratada sobre a madeira nativa
19/09/2015

Madeira cultivada tratada destaca-se pela sustentabilidade frente às madeiras nativas

Por: Malinovski Florestal

O Brasil tem em sua cultura o hábito de não valorizar a madeira e isso acontece, muitas vezes, por motivos errôneos. Muitas pessoas pensam que ao utilizar madeira as florestas tropicais estão sendo destruídas. Isso acontece porque extrações ilegais ainda ocorrem. No entanto, o que os brasileiros precisam saber é que a cada dia aumenta a utilização de madeiras provenientes de florestas plantadas, uma opção sustentável capaz de suprir as necessidades comerciais de forma benéfica para o meio ambiente e para a sociedade.

Ao contrário do pensamento popular, o setor madeireiro tem um ciclo sustentável, é regido por normas e legislações que visam preservar o meio ambiente e evolui muito em tecnologia e em qualidade. Essas características estão mudando o pensamento e a forma de fazer a construção civil no Brasil. Novos sistemas construtivos, como as estruturas industrializadas de telhados e em Wood Frame, assim como as estruturas de MLC (Madeira Laminada Colada), estão conquistando arquitetos e engenheiros e têm sido cada vez mais vistos pelas ruas brasileiras.

Contudo, ainda existe um preconceito muito grande por parte do mercado nacional. “A cultura brasileira ainda considera que somente as madeiras nativas são adequadas e possuem qualidade aceitável para uso em sistemas construtivos e isso faz com que outras matérias-primas, como o eucalipto e o pinus tratado, não sejam valorizados”, acredita Flavio C. Geraldo, gerente de mercado da Arch Proteção de Madeiras. No entanto, ele explica que do ponto de vista das características físicas e mecânicas, as madeiras cultivadas não devem nada às nativas e do ponto de vista da durabilidade, o tratamento preservativo da madeira faz com que o pinus e o eucalipto apresentem resistência similar ou superior às nativas em relação ao ataque de organismos deterioradores.

Mas as vantagens da madeira tratada não param por aí, além de serem mecanicamente resistentes, os produtos aplicados tornam a madeira protegida também das intempéries. “Com o tratamento, a madeira fica mais resistente ao contato com o ambiente e aos organismos xilófagos, em especial os fungos apodrecedores e insetos, como cupins e brocas”, explica Flavio. Ou seja, ela pode ser usada em estruturas e ao ar livre, sofrendo ações do vento, sol, chuva sem perder qualidade estrutural e estética. Mas o ponto de destaque é a sustentabilidade. Flavio explica que a madeira tratada é proveniente de florestas plantadas, um recurso natural renovável e de ciclo curto, cuja utilização reduz drasticamente a demanda por madeiras obtidas das florestas tropicais nativas.

Países desenvolvidos, como os Estados Unidos, já perceberam essa vantagem e boa parte das construções é feita com madeira tratada. “O país norte-americano produz cerca de 21 milhões de metros cúbicos de madeira tratada, enquanto no Brasil esse valor não ultrapassa os 2 milhões”, salienta Flavio. Ele completa dizendo que lá, pelo menos, 15,7 milhões de metros cúbicos são destinados para a construção civil; já no Brasil, no máximo, 10% são empregados nessa finalidade. “Mas o potencial para utilizar a madeira cultivada tratada na construção civil brasileira é maior que isso. O país tem madeira cultivada disponível, formas de tratamento e normas que as regularizam, o que precisamos agora é trabalhar o mercado que ainda está muito voltado para o uso de madeira nativa”, acredita Flavio.


19/12/2017 as 11:24:44 Feliz Natal
05/01/2016 as 01:22:39 Novo Horário de Atendimento!!
16/10/2015 as 03:12:44 ATENDIMENTO VIA WHATSAPP

Notícias

Feliz Natal

19/12/2017

🎄🎄🎄Informamos aos nossos clientes, fornecedores e amigos que estaremos em Fé...

Saiba mais...


Novo Horário de Atendimento!!

05/01/2016

Estamos com novo horário de atendimento! A partir de 06/01/2016: De segunda à sexta das 7:00h às ...

Saiba mais...


ATENDIMENTO VIA WHATSAPP

16/10/2015

PEÇA UM ORÇAMENTO ONLINE! 47 9986-5441 ...

Saiba mais...

Formas de pagamento:


2016 © Werner Madeiras | 47 3332 0459 | contato@wernermadeiras.com.br